sábado, 28 de março de 2009

Fútil?


Primeiro, desculpem pela falta de posts aqui. A faculdade começou e o meu tempo foi pra ZERO. Mal tenho tido tempo pra descansar, mas voilà às últimas news.

A primeira, é que foi inaugurada em São Paulo a primeira filial de Christian Louboutin na América Latina, e no primeiro dia vendeu nada mais nada menos que 31 pares de sapato. Considerando que os sapatos custam em média 3,5 mil reais, a crise mundial pelo visto ainda não chegou em São Paulo, né.. vai saber. Mas o própiro Loubotin é um pouco mais democrático, diz que para uma mulher, não podem faltar um par cor-de-pele e um par de havaianas. Sábio :)

Bom, considerando que existem sapatos mais caros do que este, é burrice uma compradora deste sábado usar o discurso "eu comprei porque é confortável." Sim, pode ser confortável , bonito e tudo o mais, mas o preço que está fixado na etiqueta está intrisecamente ligado à marca.

Sim, o mundo é consumista, mas isso não significa que o mundo seja fútil.

Para o sapato custar tão caro, algum diferencial ele tem, nem que seja a trajetória do artista, quem mais usa aqueles sapatos, ou qualquer outra coisa. Mas nada é caro à toa.

Então, muita gente critica quem gasta muito dinheiro em itens de luxo no mundo da moda, mas também existem pessoas que gastam rios de dinheiro com carros, canetas e o que mais for seu 'fetiche'. Considerando assim, não há futilidade, há status: e cada pessoa busca uma maneira de ganhar status perante o mundo.

Há pessoas que podem estar com qualquer roupa, tem status. Outras, precisam de marcas nos pés, bolsas nas mãos para se auto afirmarem.


Enfim, não gostei muito desse texto, achei ele meio confuso, mas não tô falando mal do consumismo nem da futilidade, no fundo, todos nós gostamos dele, por algum motivo. E sim, eu percebi que as últimas notícias se resumiram à apenas uma :)


Beijos,

Luma Haze.

3 comentários:

  1. Bom, já que a Daslu foi por água a baixo, acho que as granfinas paulistanas resolveram apelar pras lojas originais, o que em Sampa não falta né. Luis Vuitton, Chanel, Christian Louboutin... Ê belezura

    Carol Freire

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente também não gostei muito desse seu texto.
    Você pode mais, Luma, bem mais. Vamolá! ahahahah

    Beijoss. ;}
    Desejo-lhe mais tempo. hehehhe

    ResponderExcluir
  3. "Você pode mais, Luma, bem mais." essa te conhece, eu não sei.. rss..

    zoa aqui é o PC, vim fuxicar e comentar sobre o post.

    Cara, havia escrito um texto enorme, reli e não tinha nada a ver, tive que perceber primeiro a intenção do blog.
    Precisa evoluir, mas gostei, procura blogs de pessoas que falam mal da moda e de 'anticonsumista', você não tem que ficar igual a eles, assim espero, mas vai começar a ter uma visão mais crítica do que simplesmente de comentáristas.
    Agora sobre o sapato e o 'status' que você diz que ele ostenta, nem acho mercado para quem ainda não conhece o Brasil.
    Essa semana me procura que estou com uma matérias 'bobinha' que saiu no globo sobre designers que estão investindo no mercado da moda de maneira inteligente.

    Beijos,
    quando tiver tempo eu volto, quem sabe ;)

    ResponderExcluir